Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

E a sua AutoEstima?


A autoestima é a apreciação que uma pessoa faz de si mesma em relação à sua autoconfiança e seu autorrespeito. É formada ainda na infância, se a criança for sempre oprimida em relação a suas atitudes terá baixa autoestima.

A baixa autoestima é o sentimento que se manifesta em pessoas inseguras, criticadas, indecisas, depressivas e que buscam sempre agradar outras pessoas. A autoestima elevada, em contrapartida, é a condição vivida por pessoas que são elogiadas, apoiadas, autoconfiantes, que têm amor-próprio, não vivem em conflito e não são ansiosas e inseguras. Através da autoestima nos identificamos com o eu interior e com outras pessoas com
as quais nos relacionamos.

Muitas mulheres brasileiras possuem autoestima baixa, a maioria se sente humilhada e tendem a fazer qualquer sacrifício em nome da beleza. Em 2003 as brasileiras gastaram R$ 17 milhões na compra de produtos cosméticos e perfumaria, a indústria de cosméticos entre as que mais cresceram nos últimos tempos. O Brasil apresenta o maior índice de mulheres que declaram ter feito cirurgia plástica. O excesso de vaidade pode se tornar um problema de saúde pública, ansiedade e baixa autoestima são os primeiros efeitos colaterais; essa perseguição pela beleza desencadeia doenças como bulimia e anorexia.

O padrão de beleza estabelecido pela mídia e indústria da moda é sempre o inalcançável, no Brasil o padrão de beleza é a jovem, alta, magra, branca, loira e seios fartos, como a Gisele Bündchen, sendo que no Brasil a maioria da população é baixa, com mais peso e morena. A beleza sempre inalcançável gera insatisfação nas mulheres, causando autoestima baixa e as tornando vulneráveis e dispostas a qualquer procedimento cirúrgico ou estético.

Autoestima elevada é o autoconhecimento, entender sua autoimagem e obter o equilíbrio pessoal, trabalho e em casa. O reconhecimento do próximo é importante, mas somente a mulher pode aumentar sua autoestima.

Por isso, lembre-se, você pode ser o que e quem você quiser, você é sim capaz de tudo! Olhe-se no espelho e sempre diga "Eu sou capaz____, eu sou linda", sinta sua pele, seu rosto,  AME-SE, dedique sempre um tempo por dia para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário